2- Parametrização da comunicação no software da IHM (EasyBuilder8000)
Vá em “Edit” > “System Parameters”, clique “NEW...” e em PLC type escolha “LS XGB Cnet”, em seguida escolha RS-485 2W (ou RS-232) no campo PLC I/F. Clique Settings e escolha os parâmetros da sua comunicação (estes devem ser idênticos aos que serão programados no CLP).

3- Configuração da comunicação no clp.
Abrir o software editor XG5000 do CLP XGB

1° Passo: Já com o Network Manager aberto, clique em File>New File, em “PLC Series” escolha XGB, em “CPU kind” escolha XGB-XBCH(XBC) ou XGB-XBMS(XBM) e atribua um nome qualquer ao novo projeto.
2° Passo: Duplo clique em Embedded Cnet para configurar os parâmetros das portas de comunicação RS-485 e RS-232 instaladas na unidade básica do CLP.

3° Passo: Configuração da porta de comunicação: Vamos alterar os campos do Channel 2 RS-485 ou do Channel 1 se for RS-232.

4° Passo: Carregar o programa de comunicação no CLP:
Clique em Online>Connection Settings, ajuste a conexão do PC com o CLP com o cabo adequado, e depois grave o programa de comunicação no clp em Online>Write Parameter.
5°Passo: Habilitar o Link de comunicação para ativar a comunicação no clp:
Clicando em Online>Enable Link a seguinte tela aparecerá

A configuração da comunicação está pronta, podemos agora interligar os dispositivos pelo cabo já descrito e confirmar a ocorrência da comunicação, pois o clp deve comunicar mesmo se estiver em erro(por ausência de programa no clp). A confirmação deve ser feita em uma tela da ihm que contenha objetos(bit lamp, numeric display, etc) com acesso a algum endereço de memória no CLP.
A ihm vai indicar a conexão correta através da ausência da mensagem “PLC no response” que ocorreria se houvesse alguma falha ou erro na comunicacão
Para saber como acessar dados na memória dos dispositivos conectados a IHM, leia o tutorial;
“Como ler e escrever nos dispositivos conectados a IHM’s WEINTEK”.
|