Drivers de CLP’s e endereçamento dos Tag’s nas IHMs WEINTEK

As IHM’s WEINTEK oferecem drivers de comunicação para os principais CLP’s do mercado mundial. Explicaremos aqui como selecionar o driver de comunicação de um dispositivo e como endereçar suas variáveis (Tag’s) no “EasyBuilder8000” (versão 4.43 ou superior).
1- Como começar um novo projeto e adicionar o driver de comunicação de um novo dispositivo
Ao clicar em EB8000 Project Manager a janela “EasyBuilder8000” vai aparecer, escolha “NEW” e clique “OK”. Escolha o modelo da IHM e clique “OK” novamente. Na janela “System Parameter Settings” escolha “NEW”.

imag16.jpg

Só podemos utilizar um único driver numa porta de comunicação (COM1, COM2, etc), mas poderemos ter vários drivers na IHM desde que usem portas diferentes.
2- Como montar o endereçamento na programação dos objetos (“Objects”)
Para ler e/ou escrever variáveis numa tela é necessário criar um objeto: Escolha o objeto (Bit Lamp, Botão, Numeric display, etc), na janela selecione o driver (PLC name), escolha o tipo de endereço, digite o endereço na rede seguido de “#” e finalmente a posição da variável na memória do dispositivo.
A nomenclatura das variáveis(tipo) e a sua numeração na memória dos dispositivos são definidas pelos fabricantes.

Segue um exemplo de leitura no dispositivo nº 1 (“Station no.”) de uma rede com protocolo MODBUS:Obs

imag17.jpg

: O protocolo Modbus RTU “padrão” não aceita “0” como endereço, por isso precisamos colocar ”1” para acessarmos o primeiro registrador dos módulos AM8x(endereço 0 no módulo) da Tecnolog, mas existem implementações do protocolo Modbus que aceitam endereços zero, como é o caso do “Modbus RTU( zero-based addressing)” disponível na listagem de drivers das ihm’s Weintek.
3- Como utilizar o “Address Grid” para facilitar o endereçamento dos objetos
Clique em “View”, marque a opção “Address Grid” e deve aparece uma janela assim:Estamos

imag18.jpg
utilizando no exemplo acima o dispositivo “PLC LS XGB” cujo driver deverá ter sido previamente incluído em “Edit” > “System parameters” da mesma forma que o do MODBUS RTU do exemplo anterior.

O “Address Grid” vai indicar em device type a lista das variáveis existente no driver do “PLC LS XGB” e a tabela dos endereços disponíveis, facilitando o preenchimento dos campos que compõem o endereço(Adress): “Device type” e “station number # address” .

No exemplo acima, considerando o CLP de endereço(station number) “2” teremos: P_Bit e 2#00001

O mesmo pode ser feito para o protocolo MODBUS RTU que utilizamos no primeiro exemplo, veja abaixo:

imag19.jpg

           Este mapa pode ser utilizado para todos os dispositivos.
4- Nota sobre o campo “PLC default station no.” da janela “Device properties”
Quando temos a IHM comunicando com apenas um dispositivo, podemos dispensar a declaração do “Station no.” ao acessar um endereço de memória do dispositivo, pois o seu endereço já foi informado no campo “PLC default station no.” quando o dispositivo foi adicionado na janela “System Parameter Settings”.

Veja abaixo exemplo de leitura do Timer 1 (T0001) no “PLC LS XGB” com endereço nº 2:

imag20.jpg

PLC Connection Guide: Guia com todas as informações necessárias para a ligação do dispositivo(PLC) à IHM. Incluindo dados para confecção dos cabos e a listagem das variáveis acessíveis pelo driver na IHM.

      
Elaborado por Moisés Quatrin (automacao@tecnolog.ind.br) em 03/10/2011